Thursday 26 August 2010

Aquilo em que você acredita o aprisiona

Reality tunnel, ou em português túnel de realidade, se trata de um termo inventado por Timothy Leary que Robert Anton Wilson teve a amabilidade de popularizar ao longo de sua vasta obra literária.


O túnel de realidade como Leary e RAW o definem, se trata de um filtro mental que cada sistema nervoso humano possui e com o qual percepciona a realidade.


Com a leitura deste blog, à medida que os ensinamentos de RAW, Leary, McKenna e muitos outros serão partilhados, talvez você comece experienciando aquilo que RAW define como alargamento do túnel de realidade.


O ser humano tem uma tendência para, através da cultura, se tornar extremista. Por isso McKenna diz e repete incessantemente: a cultura é sua inimiga. E porquê? Porque a cultura, através da escola, de seus pais, da televisão, destrói sua potencial multiplicidade, o reduzindo àquilo a que a sociedade costuma definir como indivíduo.

O indivíduo tem tendência para se tornar extremista, e sobretudo dogmático. O dogma, por definição, se trata de uma verdade absoluta. Mas como, me questiono, existe uma verdade absoluta, quando qualquer coisa como sete bilhões de seres humanos - o que equivale a sete bilhões de sistemas nervosos - caminham sobre o planeta Terra?


McKenna diz, apocalipticamente, não consuma cultura, CRIE cultura!


A internet tem, sobretudo nos últimos anos, sido alvo de ameaça por grande parte dos grupos de poderosos do nosso mundo. Isso com base num motivo: a balança do poder se está distribuindo.


Você pensa que não tem poder nenhum, que apenas o presidente, ou o primeiro-ministro, ou o Papa têm poderes, mas não. Você, tendo a internet como poderosa ferramenta, pode mudar o mundo, criando cultura.


Pode classificar o que você lê nesse blog como "estúpido" ou outro qualquer adjetivo que pretenda reduzir a uma  mísera individualidade essa multiplicidade de idéias que partilho.


Tudo isso você deve entender como normal.

Sua sociedade o limitou nesse sentido.

Mas isso pode mudar.

O dogma não se restringe apenas ao campo religioso. Ele se encontra em toda a parte, se procurar bem.
Seu grupo musical favorito, seu escritor favorito, seu clube de futebol - em todos eles você tem a tendência de, em vez de os apelidar de "favoritos", lhes atribuir outro adjetivo: melhor.

Mas melhor se trata de uma mera observação valorativa, significante apenas para aquele que dá sua opinião acerca de determinada coisa.

  • "Essa música é melhor"
  • "Meu clube é melhor"
  • "Jorge Amado é melhor que Fernando Pessoa"

Ouvirá constantemente as frases acima escritas. Até poderá, no seu estado actual, concordar com alguma delas. Se concorda, isso tem uma explicação: seu túnel de realidade ainda tem um tamanho muito reduzido. Muitos dos problemas que a humanidade enfrenta relacionados com tolerância se justificam com uma situação que Robert Anton Wilson explica no seu A Ascensão de Prometeus:


Os problemas do mundo moderno nascem do facto de que esses túneis de realidade já não se encontram isolados uns dos outros. Ao longo da grande maioria da história da humanidade e até cem anos atrás - vinte anos atrás, em certa partes do mundo - um homem ou mulher podiam viver toda uma vida dentro do casulo do túnel de realidade local. Hoje em dia, todos nós colidimos constantemente com pessoas que vivem em túneis de realidade radicalmente diferentes. Tudo isso cria uma grande quantidade de hostilidade nas pessoas mais ignorantes, vastas quantidades de confusão ética e metafísica nas pessoas mais sofisticadas e uma crescente desorientação para todos - uma situação conhecida como a nossa "crise de valores."

Nós nos julgamos evoluídos em relação aos homens das cavernas.
Como se justifica então que, no Youtube, em quase todos os vídeos, você assista a uma discussão de alguém com outro alguém digna da pré-história? Choque de túneis de realidade.

Quer exemplos de choques entre túneis de realidade? Alguns se podem entender como bem ridículos, outros já causaram guerras e genocídios:

  • Fãs de Star Wars VS Fãs de Star Trek;
  • HQ da Marvel VS HQ da DC;
  • Católicos VS Muçulmanos;
  • Brasil VS Argentina;
  • Darwinistas VS Criacionistas;
  • etc, etc etc.


Alguns exercícios:

  1. Se você tem Twitter, e só segue pessoas que se encontram dentro do mesmo túnel de realidade que você, não quer evoluir. Experimente o seguinte: comece seguindo pessoas que gostam de coisas que você detesta. Exemplo: se você odeia Justin Bieber, siga o garoto e faça uma lista com pelo menos cinquenta suas fãs. Dedique pelo menos cinco minutos por dia lendo o que essas pessoas twittam. Se você acredita em ideais marxistas, siga alguém de direita. Se você acredita em ideais de direita, siga alguém de ideais marxistas. Invente suas próprias experiências com base nestas;
  2. Passe uma semana ouvindo apenas música que você detesta. Se detesta Britney Spears, Justin Bieber, Shakira, Reggaeton, Funk, oiça tudo. Se detesta música clássica, ouça-a. Se detesta rock, faça o mesmo. E por aí em diante por todos os gêneros musicais que você não gosta;
  3. Vista uma roupa que você detesta. Se tem um irmão mais ou menos da sua idade, vista a roupa dele e registe o que você sente e o que os outros que o rodeiam sentem. Se quiser ser ainda mais radical, vista roupa de seu pai ou de mulher. Veja como os outros reagem a esta sua suposta "mudança";
  4. Se se sente desconfortável entre homossexuais, vá num bar gay; se tente relacionar com pessoas de um túnel de realidade completamente diferente do seu. Por exemplo, se conhece alguém católico e você se considera adepto do ateísmo, o questione sobre o porquê de suas crenças. De acordo com o que ele lhe disser, tente aplicar esses princípios a si mesmo durante duas horas. Seja um católico.
  5. Vá no Youtube, procure as seguintes coisas, uma de cada vez: "Simpsons", "Batman" e "Roberto Carlos". Procure, por vídeos com esses tags, discussões. Anote o porquê elas acontecem;
  6. Depois dessas experiências, tente a seguinte: se você tem um grupo de música favorito, lhe junte vinte. Agora tem vinte e um grupos favoritos. Se tem um filme favorito, lhe junte outros vinte. Se se considera adepto de futebol, apoie equipas que normalmente você detesta (porque lhe ensinaram a detestar). Num jogo de futebol da sua seleção, apoie a equipa contrária. Experimente (e veja, sobretudo, como os restantes membros da sua tribo reagem).

Todos esses exercícios têm um mesmo objetivo - aumentar sua inteligência e, consequentemente, sua tolerância. As conclusões lhe pertencem, mas caso as queira partilhar pode fazê-lo aqui ou no twitter.

No comments:

Post a Comment